Área da Infância e Juventude
Evangelização Espírita Infantojuvenil:
“Entre as leis divinas, umas regulam o movimento e as relações da matéria bruta: as
leis físicas, cujo estudo pertence ao domínio da Ciência.
As outras dizem respeito especialmente ao homem considerado em si mesmo e nas suas relações com Deus e com seus semelhantes. Contêm as regras da vida do corpo, bem como as da vida da alma: são as leis morais”. (Ref. 21. Parte 3ª, cap. I, perg. 617.)
O que se faz, na área da infância e juventude, no Brasil, sob a denominação de Evangelização Espírita Infantojuvenil, é a transmissão do conhecimento espírita e da moral evangélica pregada por Jesus - que foi apontado pelos Espíritos superiores, que trabalharam na Codificação, como modelo de perfeição para toda a Humanidade.
(KARDEC, Allan. "O Livro dos Espíritos". Trad. de Guillon Ribeiro. 60. ed. Rio de Janeiro, FEB, 1984. Questão 625, p. 308.)
O ensinamento espírita e a moral evangélica são os elementos com os quais trabalhamos em nossas aulas. Esses conhecimentos são levados aos alunos através de situações práticas da vida, pois a metodologia empregada pretende que o aluno reflita e tire conclusões próprias dos temas estudados, pois só assim se efetiva a aprendizagem real.
As aulas são realizadas num ambiente de descontração, como recomenda a didática moderna, sem misticismo, com respeito e grande aproveitamento, pois o aluno participa, questiona, se informa, dirime dúvida, reflete e conclui.
As aulas preveem ainda situações de aprendizagem em que o aluno é convocado a opinar quanto à prática dos ensinamentos evangélico-doutrinários que, segundo Kardec, determinarão uma grande melhora no progresso moral da Humanidade.
Objetivos:
A evangelização espírita da criança e do jovem tem por objetivo a formação moral das novas gerações, embasada nos ensinamentos do Espiritismo e do Evangelho.
Ficam estabelecidos como objetivos da Evangelização Infantojuvenil:
a) Promover a integração do evangelizando: – consigo mesmo; – com o próximo; – com Deus.
b) Proporcionar ao evangelizando o estudo: – da lei natural que rege o Universo; – da “natureza, origem e destino dos Espíritos bem como de suas relações com o mundo corporal”.
c) Oferecer ao evangelizando a oportunidade de perceber-se como homem integral, crítico, consciente, participativo, herdeiro de si mesmo, cidadão do Universo, agente de transformação de seu meio, rumo a toda perfeição de que é suscetível.
O Evangelizando - a Criança:
O evangelizando é um ser espiritual, criado por Deus e que participa dos dois planos da vida: do físico e do espiritual.
Como ser espiritual, traz toda uma bagagem acumulada ao longo de sua trajetória evolutiva; “seu destino é toda a perfeição de que é suscetível e, para isso, conta com o tempo necessário, pois que seu esforço de aperfeiçoamento não se circunscreve, apenas, a uma existência terrena.” (Ref. 30, p.29)
Nesse processo de auto-aperfeiçoamento, o educando se transforma e transforma a realidade que o circunda. Como foco do processo educativo, deve ser visto de forma integral, ao mesmo tempo que integrado com seu grupo social e com a Natureza, da qual faz parte.
Seu objetivo na Terra: EVOLUIR, desenvolver sua potencialidade interior, compreender a si mesmo e ao mundo que o cerca, corrigir os erros cometidos no passado, superar os próprios defeitos, desenvolvendo assim, gradativamente, o germe da perfeição que carrega em sim mesmo, como herança Divina.
O Evangelizador:
O Evangelizador é muito mais que um monitor, é o companheiro, o amigo, o conselheiro, aquele que dá vida e dinamismo à aula, aquele que impregna os conteúdos da lição com o calor da certeza que tem na tarefa que realiza. Não é um mero transmissor de informações. Os conhecimentos por ele veiculados guardam a pujança da sua fé e do seu ideal. Vale-se dos recursos técnico-pedagógicos indispensáveis, mas utiliza o amor como técnica por excelência.
Os evangelizadores espíritas, cada vez mais conscientizados da importância do seu trabalho, estudam a Doutrina Espírita, aprofundando conhecimentos doutrinários, e se aperfeiçoam ou se preparam em técnicas de ensino, para melhor atender as exigências do processo ensino-aprendizagem. Tecnologia, conhecimento espírita e evangélico, dedicação, consciência da necessidade de auto-aperfeiçoamento são os pré-requisitos que o evangelizador espirita sabe que deve adquirir para o bom desempenho de sua tarefa.
Como facilitador do conhecimento espírita, oferecido pelo Centro Espírita às novas gerações, o evangelizador deverá reunir determinadas características que favoreçam seu papel de intermediador entre o conhecimento inato do evangelizando e o conhecimento adquirido, de maneira sistematizada, na Doutrina.
Assim, é importante que ele:
– conheça os conteúdos doutrinários;
– seja um referencial de comportamento ético, à luz dos ensinamentos de Jesus;
– esteja convencido de que a Evangelização Espírita irá contribuir para a transformação moral da Humanidade;
– tenha entusiasmo pela tarefa;
– seja flexível e receptivo à aquisição de novos conhecimentos;
– tenha uma visão integrada do Currículo da Evangelização e de sua inserção no Movimento Espírita;
– saiba escolher metodologias que possibilitem ao evangelizando construir, elaborar e expressar seu conhecimento;
– tenha sensibilidade para se avaliar, considerando seu papel de mediador entre o conhecimento, o aluno e sua realidade.
Traga seu filho para a Evangelização!
Estrutura Pedagógica:
Maternal - 3 a 4 anos;
Jardim – 5 a 6 anos;
1º Ciclo da Infância – 7 a 8 anos;
2º Ciclo da Infância – 9 a 10 anos;
3º Ciclo da Infância – 11 a 12 anos;
Juventude – 13 a 21 anos;
*Fonte: Do livro Educação do Espírito. Introdução à Pedagogia Espírita; e Federação Espírita Brasileira – Departamento da Infância e Juventude.
Vídeos:
Semear - O que é Evangelização Espírita Infantojuvenil
https://www.youtube.com/watch?v=KFs9XaNV7Fc
Semear - Quem é a criança
https://www.youtube.com/watch?v=UB_DI-7C-Kg
Semear - Ser evangelizador
https://www.youtube.com/watch?v=oGBdaLUS6Ug
"Eduque-se o homem e teremos uma Terra transformada e feliz!"
(Espírito: Guillon Ribeiro, psicografia Chico Xavier)