Sobre o Centro Espírita Alunos do Bem

O Centro Espírita Alunos do Bem (CEAB), foi fundado em 15 de Agosto de 1955.

Está localizado à Rua Moreira César 2258, Bairro Pio X, Caxias do Sul/RS.

É filiado à Federação Espírita Brasileira (FEB), e à Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS), assim como à União Municipal Espírita de Caxias do Sul (UME).

Foi fundado por Vicente Acylino casado com Maria Angélica Gomes, o qual foi influenciado por uma visita da Caravana de Divulgação na região de Princesa dos Campos onde o mesmo residia com sua família.

Vicente Acylino teve ajuda de vários amigos que compartilhavam do mesmo ideal espírita e dentre esse nomes podemos citar alguns que foram sócios fundadores: Adão Cardoso Pereira, Jorge Luiz Ferreti, Aleutes Pereira, Angelica Gil, Elcira Gomes de Oliveira Quadros, João Francez, Alcibides Antonio Pereira, Hildebrando Cardoso, Enedir Borges dos Santos, Vanda Borges Ferreti, Maria Angélica de Oliveira, Aldo Antonio Pereira, Cristiano Cardoso Gomes, Maria Aurélia Panassol Borges, Dolvina Alves da Silva, Heitor Cardoso de Quadros, Juvenil Cardoso dos Reis, Totil Cardoso dos Reis, Pedro Serafim Cardoso, Eneu Borges de Oliveira, filho de Vicente e Jardelino Christino Ramos. Tiveram ainda outras pessoas que não foram sócios fundadores, mas de suma importância para o início do Centro, que trabalharam até o fim da vida ou ainda trabalham, dentre os quais podemos citar: João Viegas, e o Sr. Orion Cardoso de Siqueira, esse permanece como trabalhador.

O fundador, Sr. Vicente doou o terreno para a construção do centro, porém, para dar andamento na obra ele iniciou catando latas de azeite, que naquela época eram de metal, para vender a uma fábrica de coroas que fabricavam as flores com esse material, e não só ele como toda vizinhança envolvida na mesma causa, ajudavam-no pedindo aos seus amigos e familiares para guardarem as latinhas para ele vender e foi assim que ele iniciou a construção de Centro Espírita Alunos do Bem.

A Casa hoje tem algumas ações sociais, entre as quais podemos destacar o programa SEARA DO BEM, criado no ano 2012, data em que por ocasião do aniversário do Centro Espírita em Agosto, naquele ano os trabalhadores e estudantes fizeram uma ação social em um dos pavilhões da Festa da Uva, o qual foi gentilmente cedido pela Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. Essa ação social visou atender a população mais carente de Caxias do Sul, e a partir desta data, continuou-se com o projeto a fim de desenvolver mais ações sociais, criando algumas e aprimorando as que já tinham.

O programa atende atualmente, aproximadamente 105 famílias. O trabalho é feito no último domingo de cada mês, e conta hoje com mais de 60 voluntários constituídos por trabalhadores voluntários e estudantes do Centro Espírita Alunos do Bem (CEAB).

Durante a manhã, as famílias são divididas em grupos para adultos e crianças, onde participam de atividades com abordagem de assuntos educativos e de integração.

Ao final da manhã os beneficiários e seus dependentes retiram sua cesta básica, e retornam aos seus lares com o alimento do corpo e da alma.

O Centro Espírita Alunos do Bem dispões do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE), sempre de forma gratuita, contando hoje com 35 turmas de estudo, com mais de 700 estudantes, e evangelização por faixa etária, para crianças e adolescentes (AIJ – Área da Infância e Juventude), bem com a Área da Família (AFA), que tem por objetivos orientar, incentivar e divulgar a evangelização da família, valorizando suas funções educadoras e regeneradoras, através dos programas de atividades desenvolvidos em seus setores: setor do idoso, setor de pais, setor do evangelho no lar e outros

 

Tem semanalmente 13 palestras Doutrinárias abertas ao público, de Segunda à Sábado às 14h e 20h, e aos sábados pela manhã, a partir das 10h.

Recebe cerca de 5.000 pessoas por mês, realiza aplicação de passe, atendimento fraterno, cura espiritual, apoio fraterno, e dispões de biblioteca com mais de 1.500 livros.

Todos trabalham de forma voluntária, tendo cerca de 300 trabalhadores.

Centro Espírita Alunos do Bem

Rua Moreira Cesar, 2258, Pio X

Fone: 054 3221 5443

  • w-facebook
  • YouTube Social  Icon